Coceiras estranhas na cabeça? Unhas encravadas? Cabelo quebradiço? Talvez você não saiba, mas todos esses problemas são tratados pelos dermatologistas. Eles são especialistas nessa e em outras áreas e oferecem o atendimento adequado ao paciente, que muitas vezes fica na dúvida sobre qual profissional procurar. Conheça as subespecialidades:

🔸 Dermatologia clínica e preventiva: nessa área, os profissionais ajudam você a manter sua pele, cabelo, pelos e unhas saudáveis. É responsável pelo diagnóstico, prevenção ou tratamento das doenças e problemas que atingem a pele e seus anexos.

🔸 Onicologia: faz o diagnóstico e o tratamento clínico-cirúrgico de doenças e problemas nas unhas. Exemplos: unha encravada, onicomicose (infecção por fungos) e unhas frágeis. Existem doenças inflamatórias ungueais como a paroníquia, inflamação e infecção ao redor das unhas, psoríase e líquen ungueal.

🔸Dermatologia cosmiátrica: tem como finalidade a manutenção da beleza e a melhora da aparência da pele e seus anexos. Há tratamentos clínicos para o envelhecimento, manchas e rugas etc. Alguns procedimentos: aplicação de toxina botulínica, preenchimentos, laser para rejuvenescimento, peelings, tratamentos para cicatrizes de acne, depilação a laser, remoção de tatuagens.

🔸 Dermatologia cirúrgica: lida com o diagnóstico e tratamento de questões clínicas ou estéticas relacionadas à pele, cabelos e unhas, por meio de técnicas cirúrgicas, cosmiátricas, oncológicas e reconstrutivas. Grande parte dos procedimentos é minimamente invasivo.

🔸 Dermatologia oncológica: responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção deste tipo de câncer. Examina periodicamente o corpo dos pacientes e identifica lesões suspeitas de câncer da pele, usando o diagnóstico por imagens e exames não invasivos, como o mapeamento corporal total e a dermatoscopia digital.

Dica: precisa encontrar um dermatologista de confiança? Faça a sua busca no site https://www.sbd.org.br. Lá você tem acesso aos especialistas de todo o Brasil. Em caso de dúvidas lembre-se: este canal foi feito para você se conectar e interagir. Mande sua pergunta ou sugestão para o e-mail sbdpr@sbdr.com.br