Você sabe o que fazem as Sociedades Médicas? Muitas pessoas confundem e pensam que elas são extensões dos conselhos regionais e Federal de Medicina.

Mas as atribuições são bem diferentes e não há ligação organizacional, apesar de a adesão dos profissionais médicos estar presente em todas elas. Veja as diferenças:

🟧 O CRM e o CFM são entidades com foco na fiscalização quanto à atuação dos médicos, garantindo que o trabalho dos profissionais esteja de acordo com o Código de Ética da classe. Nos casos que ferem a ética médica, o Conselho vai julgar e até suspender ou cassar o registro do profissional.

🟧 Já as Sociedades Médicas, como a nossa, preza pelo caráter científico-educacional. Elas devem se preocupar com a divulgação e educação das políticas de boas condutas, de transparência e boas práticas entre seus membros, demonstrando as vantagens de estar em conformidade com as leis e regulamentos vigentes.

🟧 E o que a nossa entidade faz para seus filiados e o público em geral?

– A Regional Paraná da Sociedade Brasileira de Dermatologia, criada em 1952, presta orientações para a população do Estado sobre a atualização dos especialistas na área médica.

– Nós também recebemos denúncias e as encaminhamos para os órgãos competentes. No nosso site (https://sbdpr.com.br), há o formulário aberto para a população.

– Conectamos nossos especialistas, divulgamos e promovemos cursos de capacitação, eventos e outras programações. Temos forte estrutura de Educação Continuada (EAD) e comunicação digital com os médicos associados.

– Emitimos certificados dos cursos e especializações.

Essas são só algumas responsabilidades. Quer saber mais? Tem alguma dúvida? Este canal foi feito para você se conectar e interagir.

Mande sua pergunta ou sugestão para o e-mail sbdpr@sbdr.com.br