Dia Mundial da Saúde da Pele

 06/07/2026


Dia Mundial da Saúde da Pele: doenças cutâneas afetam quase 5 bilhões de pessoas e jovens brasileiros recorrem às redes sociais antes do dermatologista

SBD reforça campanha internacional da Liga das Sociedades Dermatológicas e promove ação voltada à população indígena no Rio Grande do Sul

As doenças de pele afetam entre 4,7 e 4,9 bilhões de pessoas em todo o mundo e figuram entre as principais causas globais de incapacidade, segundo dados publicados pela revista científica The Lancet. O cenário reforça a relevância do Dia Mundial da Saúde da Pele (World Skin Health Day), campanha promovida pela Liga Internacional das Sociedades Dermatológicas (ILDS) e apoiada no Brasil pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Além do impacto físico, as doenças dermatológicas afetam diretamente a qualidade de vida, a saúde mental, a produtividade e o bem-estar social dos pacientes. Apesar dessa dimensão, estima-se que menos da metade da população mundial acometida tenha acesso adequado ao atendimento dermatológico.

Segundo o documento, existem entre 2 mil e 3 mil doenças cutâneas distintas, incluindo enfermidades infecciosas, doenças inflamatórias crônicas, doenças tropicais negligenciadas e cânceres de pele.

"Os números demonstram que a saúde da pele precisa ser encarada como uma prioridade em saúde pública. Estamos falando de doenças que afetam bilhões de pessoas e que muitas vezes são negligenciadas. A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo, muitas vezes, um importante sinalizador de doenças sistêmicas, infecções, processos inflamatórios e cânceres. Cuidar da saúde da pele é cuidar da saúde como um todo", afirma o presidente da SBD, Dr. Carlos Barcaui.

O alerta ganha ainda mais relevância após a aprovação, em 2025, de uma resolução histórica da Organização Mundial da Saúde (OMS), que reconheceu as doenças de pele como uma prioridade global de saúde pública. Entre as recomendações estão a ampliação do acesso ao diagnóstico e tratamento, o fortalecimento da assistência especializada, a educação da população e o combate ao estigma associado às doenças dermatológicas.

Redes sociais disputam atenção dos pacientes

No Brasil, dados da pesquisa Datafolha revelam uma população cada vez mais interessada em cuidados com a pele, mas nem sempre acompanhada por orientação médica especializada.

Segundo o levantamento, 54% dos brasileiros afirmam buscar informações sobre cuidados com a pele, produtos, procedimentos e profissionais. Entre aqueles que procuram esse tipo de conteúdo, as redes sociais aparecem como principal fonte de informação: 19% recorrem a plataformas digitais e criadores de conteúdo, enquanto 9% buscam orientações no youtube. Em contrapartida, apenas 14% afirmam procurar médicos presencialmente e 13% utilizam sites de busca e páginas médicas como fonte de consulta.

A pesquisa também identificou um dado preocupante: entre os brasileiros de 16 a 24 anos que apresentam acne, principal motivo de consulta dermatológica no país segundo o Inquérito Dermatológico da SBD, 70% ainda não procuraram um dermatologista.

"Observamos que muitos buscam informações nas redes sociais e experimentam produtos por influência digital, mas deixam de procurar avaliação especializada. A orientação médica continua sendo fundamental para garantir diagnósticos corretos, tratamentos eficazes e segurança para os pacientes", destaca Dr. Carlos Barcaui.

O estudo também mostra diferenças geracionais nos motivos que levam os brasileiros a cuidar da pele. Entre os mais jovens, a autoestima aparece como principal fator impulsionador. Já nas faixas etárias mais avançadas, a prevenção de doenças passa a ocupar posição de destaque.

Projeto Guarita leva assistência dermatológica a comunidades indígenas

Como parte das ações do Dia Mundial da Saúde da Pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia apoia iniciativa que busca promover assistência periódica à população da Terra Indígena Guarita, localizada no norte do Rio Grande do Sul, com atenção especial às pessoas com albinismo e à prevenção do câncer da pele.

No Brasil, essa foi uma das regiões que despertou a atenção de pesquisadores já que durante atendimentos realizados pelo Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi identificada na região uma ocorrência de albinismo superior à observada na população em geral, o que motivou estudos para compreender melhor as características genéticas da população local.

A partir dessas observações, foi criado um projeto de acompanhamento dermatológico acoplado ao já existente projeto da Genética da UFRGS. Neste ano, a iniciativa passa a contar com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) dentro das ações do World Skin Health Day, promovida pela Liga Internacional das Sociedades Dermatológicas (ILDS). 

Como parte dessa mobilização, a ação será denominada Projeto Guarita pela SBD e reunirá dermatologistas voluntários para dar continuidade ao trabalho assistencial já realizado na região em parceria com a UFRGS. A próxima edição será nos dias 16 e 17 de julho e integrará oficialmente as atividades do World Skin Health Day no Brasil.

"O Projeto Guarita representa de forma concreta o espírito da campanha mundial. Além de conscientizar a população sobre a importância da saúde da pele, buscamos ampliar o acesso ao cuidado dermatológico em populações que enfrentam maiores barreiras de assistência. Essa é uma das missões da SBD e da dermatologia brasileira", conclui Dr. Barcaui.

Contatos Approach:        

Natália Trotte – natalia.trotte@approach.com.br / (21) 994871494     

Rosamaria Santos – rosamaria.santos@approach.com.br / (21) 98350-2083


Faça download dos materiais da campanha AQUI!


SBD-PR

Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Paraná, foi fundada em 28 de abril de 1952. Somos uma associação médica sem fins lucrativos, que tem o objetivo de congregar os médicos paranaenses que se dedicam à dermatologia. Atualmente contamos com mais de 680 dermatologistas associados e atuamos com forte estrutura de Educação Continuada (em EAD) e comunicação digital com nossos associados.

A SBD-PR trabalha diariamente a favor da valorização profissional do médico dermatologista.

Lauren Morais
Atual Presidente

Nossos Canais de Contato

Redes Sociais

   

Nacional

SBD

Destaques